O Guia de Compras de Relógios e Jóias

 

 

 
     

Saber como manter e conservar acessórios como relógios e jóias é fulcral para garantir uma maior longevidade.

Cada tipo de material, possui características específicas, daí ser de extrema importância saber como tratar cada tipo e, ainda mais importante, saber o que não se deve fazer em caso algum.

Guia de Compra de Relógios
Guia de Compra de Jóias
Dicas
Links

 

Cuidados a Ter com as Pulseiras (Relógios e Jóias)

Ao contrário do que muitos pensam, a pulseira representa uma das partes mais delicadas e que mais devem ter um trabalho de carácter preventivo contra o mau uso.

Aqui são mencionados alguns tipos de pulseiras com suas características e cuidados a seguir.

Pulseira de Metal
Material muito utilizado para a produção de relógios cromados, bicolores e folheados. Como é passivel de oxidação, deve ser mantida seca, principalmente após lavagem ou banhos. Deve também ser mantida fora do contato com produtos químicos, detergentes e quaisquer produtos que possam reagir quimicamente com o metal ou seu folheado.

Pulseira de Aço
Também muito utilizada para produção de relógios cromados, bicolores e folheados. Como o aço utilizado para a produção de relógios geralmente é inoxidavel, a pulseira inspira maiores cuidados no contato com reagentes químicos.

Pulseira de Titânio
O titânio é um material altamente resistente, que aceita a fixação de folheado. O seu desgaste é muito menos efectivo que outros metais, porém devem ser sempre mantidos os cuidados acima referidos com o folheado. A sua grande vantagem é ser um metal antialérgico.

Pulseira de Couro
O couro, por ser um material menos resistente, é mais passivel de cuidados. Além de não ser próprio para o contacto com a água, este material pode acumular odor e desgastar-se com maior facilidade diante do uso indevido, principalmente no contacto com produtos químicos.

Pulseira de Borracha
Este material não tem restrições quanto ao contacto com água, porém é sempre bom relembrar os critérios de higiene pessoal e de distância de reagentes químicos.

Pulseira de Silicone
Apesar de ser um material novo, não foram relatados casos de alergia e nem problemas com a limpeza desse material. No entanto, é importante frisar cuidados especificos com questões de higiene e contacto com produtos químicos.

Observações
A questão da higiene parte do princípio da acomulação de substâncias utilizadas durante o banho, além do de ácaros e até mesmo fungos, que com o tempo podem prejudicar a saúde da pele. O contacto com produtos químicos é impróprio devido à acomulação dos mesmos sobre a derme, bem como à reação com o material a partir do qual é produzida a pulseira. Outro factor prejudicial é a acidez presente no ácido úrico de cada pessoa. Quando uma pessoa apresenta uma taxa muito alta de acidez, ela tende a provocar uma aceleração no desgaste das pulseiras. Neste caso o melhor é manter o relógio sempre limpo e seco e retirá-lo de vez em quando do pulso, principalmente em períodos de grande transpiração.